sábado, 18 de outubro de 2014

COENTROS


                                                     
 Repelente para uns, irresistível para outros é a melhor forma de definir o cheiro dos coentros. Em geral o sabor dos coentros aprende-se a gostar e não tarda muito, passa a ser um condimento favorito.
Coriandrum sativum é a espécie de coentros mais conhecida entre nós. Existem no entanto outras plantas com sabor idêntico que podem bem substituir os coentros quando estes não estão disponíveis. São estas plantas o Culantro ou coentros do México e os Coentros do Vietnam.
                                                               

Coriander sativum 'confeti'
As folhas frescas dos coentros são usadas na culinária em Portugal na preparação de pratos de marisco, arroz, sopa de peixe, sopa de cenoura, grão-de-bico, feijão e mesmo na preparação do Pesto como substituto do basílico.  Picam-se as folhas e adicionam-se ao prato, depois de pronto, para não perder o sabor com a cozedura.  As sementes têm também um uso culinário importante, fazem parte do caril indiano,  usam-se  na preparação de pickles, enchidos e misturadas com chili para condimentar carnes. Todas as partes da planta são comestíveis;  as raízes picadas são 
Coriander sativum
 
um condimento muito apreciado por alguns Chefs e as flores servem para decoração de pratos.
Mas, não se trata apenas de um condimento, os coentros têm também muitos benefícios para a saúde. O uso frequente na culinária estimula a eliminação de metais pesados tais como o mercúrio e  o cádmio; ajuda a equilibrar a glucose no sangue; baixa o colesterol; o chá das sementes tem sido usado para tratar infecções na bexiga e problemas renais.

                                 


          COENTROS DO MÉXICO
Eryngium foetidum syn Eryngium anthystericum

 CULANTRO   É uma planta cultivada em todo o mundo para uso culinário, tem um sabor idêntico aos coentros mas mais intenso. Como planta medicinal faz-se o chá das folhas em decocção, para tratar febre, hipertensão, obstipação, asma, diarreia e pelo seu efeito anticonvulsivo é usado em casos de epilepsia. Eryngial é o óleo extraído da planta que é usado na preparação de medicamentos para tratar infecções provocadas por parasitas, bactérias e fungos.

 
                                  COENTROS DO VIETNAM OU MENTA DO VIETNAM
 
Persicaria odorata syn Polygonum odoratum

No Vietnam é uma das ervas prediletas usada fresca em saladas ou como condimento para guisados e sopas. O chá das folhas é também usado para tratar náuseas, febre, como diurético e tónico geral. O óleo Kesol é extraído desta planta para uso na culinária e na indústria da cosmética.

 

 
 

Sem comentários :

Enviar um comentário