sábado, 15 de novembro de 2014

ERVAS COM AROMA A OREGÃOS


 
OREGÃOS
 
O característico aroma dos orégãos não é exclusivo da planta Origanum vulgare que abunda nas nossas serras. Muitas outras ervas produzem o óleo carvacrol, que caracteriza o aroma e sabor dos orégãos. Os orégãos usam-se com muita frequência na culinária como condimento para pizza, massas, peixe, molhos e também como erva de chá.
 
 


Origanum vulgare

As folhas e flores secas dos orégãos preparadas por infusão, são muito úteis em SOS, para tratar dores de estômago, azia e para estimular a digestão mais difícil.
Na culinária quando adicionada a pratos ricos em hidratos de carbono, evita a subida súbita dos níveis de açúcar no sangue.
 
 
 
 

OREGÃOS DE CUBA
As folhas têm um forte aroma a orégãos devido ao seu conteúdo muito alto em carvacrol. É uma erva usada em todo o mundo como condimento para pratos de carne, caça, sopas  e  sob a forma de chá, trata vários problemas de saúde, desde indigestão a distúrbios respiratórios, reumatismo e problemas de fígado.


Plectranthus amboinicus


Lavandula multífida

   

Esta alfazema é originária da Europa e, ao contrário das suas 'primas', não tem cheiro a lavanda mas sim, exala um aroma forte a orégãos. Não é usada na culinária mas as flores e folhas maceradas no álcool são usadas, pelas suas propriedades anti-inflamatórias, em picadas de insectos.








Lippia graveolens

OREGÃOS DO MÉXICO
São muito apreciados na culinária pelo seu sabor muito intenso e aromático, que compete muito facilmente com os oregãos tradicionais, sobretudo  na preparação de grelhados.
Tal como os outros orégãos esta é também uma importante erva   medicinal com as mesmas propriedades das outras plantas.



TOMILHO DE OREGÃOS
Thymus praecox

 
O tomilho de orégãos é uma erva com crescimento muito rápido, que se adequa perfeitamente para cobrir caminhos do jardim devido ao seu porte rastejante, com o benefício extra de, ao caminhar, o aroma a orégãos libertar-se no ar proporcionando uma atmosfera muito aprazível ao jardim.


Thymus praecox


Origanum vulgare 'variegata'



1 comentário :

  1. Bom dia

    São plantas muito interessantes...onde poderei encontrar estas com cheiro a oregãos e as lippias que aparecem noutro post para poder plantar no meu jardim de aromáticas?
    (que aproveito para dar a conhecer a página do meu jardim https://www.facebook.com/somethingintheyard)

    E parabéns pelas suas plantações!

    Gonçalo

    ResponderEliminar