segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014



ERVA PRÍNCIPE

É conhecida na Madeira pelo nome de erva cidreira-de-caninha, erva príncipe no continente português, lemongrass em países anglo-saxónicos, citronelle na França e capim limão no Brasil. É um dos condimentos mais utilizados na cozinha asiática em especial na preparação de pratos com sabor picante. Na Madeira faz parte das ervas de chá mais apreciadas.


Cymbopogon nardus à esquerda
e Cymbopogon citratus à direita

 Na culinária usam-se com mais frequência as espécies Cymbopogon citratus e Cymbopogon nardus. Estas duas ervas são muito parecidas e a melhor forma de diferenciá-las é pela coloração dos pseudocaules. Enquanto o C. citratus tem uma cor verde clara o C. nardus tem tons avermelhados. Estas plantas têm um aroma citrino devido à grande concentração dos componentes citral e citronelol nos seus óleos.


Cymbopogon flexuosus
O Cymbopogon citratus e Cymbopogon flexuosus são as espécies que apresentam maior concentração de citral que é extraído para uso na indústria da perfumaria. Este componente também se encontra noutras plantas com aroma a limão, como a erva-cidreira, Lucia-Lima, gengibre e tomilho-limão.




Cymbopogon martinii
A espécie Cymbopogon martinii ou Palmarosa também produz óleos idênticos às outras espécies mas apresenta uma maior concentração de geraniol, o componente principal no óleo de rosas. Geraniol é um óleo bem conhecido das abelhas obreiras que o segregam para assinalar a localização das flores ricas em néctar e também para repelir insectos na entrada das colmeias. Muitas outras plantas como o ilang-ilang, malvas-de-cheiro e a flor de laranjeira devem o seu aroma ao conteúdo em geraniol nos seus óleos.
 O óleo extraído da palmarosa é usado na perfumaria para substituir o óleo de rosas. É aplicado sob a forma de loção, pelas suas propriedades antifúngicas, para tratar pé de atleta e fungos nas unhas dos pés.


  
Com a invasão de mosquitos na Madeira, muita tem sido a procura por plantas com acção repelente contra o Aedes aegypti. Duas espécies de Cymbopogon têm vindo à ribalta como as mais eficazes para prevenir picadas de mosquitos. São elas o Cymbopogon winterianus ou citronela de Java e o Cymbopogon nardus ou citronela do Ceilão. Na verdade estas duas espécies têm uma grande concentração de citronelol o componente do óleo de citronela com a propriedade de repelir insetos. No entanto esta eficácia é apenas possível quando o óleo é aplicado, em loção, diretamente na pele. A eficácia deste óleo como repelente deve-se ao facto de o seu aroma se sobrepor aos cheiros que atraem o mosquito, confundindo-o. Mas as partes do corpo que não estiverem protegidas, serão alvo fácil do mosquito.


Eucaliptus citriodorus
Outras plantas conhecidas pelas suas propriedades de repelir insetos:

Pelargonium citratus - Mais conhecido como "citronela" ou “mosquito plant” é menos eficaz a repelir insetos porque a concentração de citronelol é muito reduzida.
- Leptospermum petersonii syn. citratum - Conhecido vulgarmente por "lemon tea tree" tem quantidades consideráveis de citronelol e é eficaz como repelente do mosquito.


- Eucaliptus citriodorus  - Tem uma grande concentração  de citronelol. Usa-se para repelir insetos e no tratamento localizado de infeções fúngicas como a cândida, vírus e infeções respiratórias.

O óleo de citronela é produzido pelas plantas com uma função alelopática, isto é, impede o crescimento das plantas vizinhas e a germinação de sementes de outras espécies vegetais. Deve-se, por isso, evitar plantar a erva-príncipe em combinação com outras ervas ou vegetais para evitar a competição.

Nepeta cataria
Plantas conhecidas por manter afastados os mosquitos das habitações:

- Nepeta cataria - As folhas secas são  usadas como recheio de brinquedos para gatos.
Pelargonium quercifolium
Pelargonium quercifolium – Malva com aroma balsâmico muito forte que se liberta ao mais pequeno toque.