sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ERVAS PARA GATOS







Nepeta cataria
  


NÊVEDA-DOS-GATOS 

Os felinos e em especial os gatos, sentem-se atraídos pelo cheiro desta planta, que pelas suas propriedades sedativas e tranquilizantes, acalma o gato mais agitado. Nepectalactone é o componente químico da nepeta que tem acção  sedativa nos gatos. Nos humanos o efeito sedativo é mais moderado.
Os óleos libertados pela nepeta têm ainda a propriedade de afastar mosquitos e baratas.
 
 

Valeriana phu


 BOLEANA

 A boleana, tal como a nepeta, é  uma erva que atrai os gatos também pelas suas propriedades sedativas, mas o componente químico produzido pela planta é diferente. Trata-se do ácido valérico que se encontra em maior quantidade nas raízes da planta. É por esta razão que os gatos destroem a planta para conseguirem o contacto com as raízes.
A boleana é uma erva usada tradicionalmente pelos madeirenses, sob a forma de chá, como calmante e para ajudar a induzir o sono. O cheiro da planta assemelha-se ao cheiro de meias sujas. que provoca uma reacção de repulsa e daí o nome phu.
 

 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

GO GREEN






Os jovens de hoje estão cada vez mais sensibilizados para proteger o ambiente, pois disso depende o seu futuro. O casamento é o início do nascimento de novas gerações e por isso alguns noivos,  usam a festa do casamento para mostrar o seu interesse pela natureza. As ervas aromáticas pelo seu aroma, sabor e em especial pela sua simbologia, são normalmente escolhidas para complemento dos arranjos florais.







O alecrim simboliza a memória e é indispensável no bouquet da noiva para que os noivos não se esqueçam dos votos matrimoniais; outras ervas com simbologia são: A alfazema símbolo de longevidade e amizade, a murta representa amor verdadeiro, a salva a sabedoria e o funcho proteção.


 



sábado, 20 de setembro de 2014

MALVAS DE CHEIRO

 
 
 
Pelargonium quercifolium
 
 
As malvas de cheiro têm origem na África do Sul. Produzem óleos com aromas muito diversificados alguns ainda de origem, outros são já são o resultado de diversos cruzamentos.
 Distinguem-se dois grupos de malvas-de-cheiro:
- O grupo com aroma a fruta, onde se destacam as plantas com aroma a limão, laranja, maçã, côco e pêssego.
- O grupo com aroma a especiarias, que inclui as malvas de noz-moscada, gengibre, canela e hortelã.
 
 
Podem usar-se na culinária, sobretudo na pastelaria, onde as folhas são usadas para aromatizar o açúcar, as flores na decoração de pratos e algumas espécies para preparar chás muito aromáticos. No entanto, o principal interesse no cultivo destas plantas, em particular a malva com cheiro a rosas, está na extração de óleos essenciais para uso na perfumaria e cosmética.
 
 
GRUPO COM CHEIRO A FRUTA
 
 
Malva-de-avelã
Pelargonium 'Concolor lace'

 

Malva-de-laranja

Pelargonium 'Prince of orange'


Malva-limão

Pelargonium radens

Malva-limão

Pelargonium crispum ' mini'



Malva-maçã
Pelargonium odoratissimum
 



GRUPO ESPECIARIAS

Malva noz-moscada

Pelargonium fragrans


Malva-gengibre


Pelargonium nervosum 'Torento'


Malva-menta

Pelargonium tomentosum



Malva-menta-chocolate

Pelargonium 'Chocolate peppermint'

 

domingo, 14 de setembro de 2014

MENTAS


Existem cerca de 25 espécies e 600 variedades de mentas. As espécies mais importantes em termos comerciais são a Mentha x piperita e a Mentha spicata . Outras espécies com menos interesse comercial são a Mentha aquatica e Mentha longifolia. Estas espécies deram origem a centenas de variedades com diferentes aromas e sabores.


Mentha x piperita

                                                       HORTELÃ-PIMENTA

A hortelã-pimenta é um híbrido natural resultante do cruzamento entre a Mentha spicata e Mentha aquatica. Já é usada como planta medicinal desde o século XVIII para tratar diferentes problemas de saúde, em especial doenças que envolvem o sistema digestivo.


Mentha spicata ou Mentha viridis
HORTELÃ-DE-LEITE

Spearmint é como se chama em inglês devido à forma lanceolada das folhas. É muito usada na culinária na preparação de molhos para servir com batatas, em geleia acompanha borrego e  é muito comum na preparação de bebidas.



Mentha spicata var. 'Nana'
HORTELÃ-MARROQUINA
ou MENTA-DO MAGHREB

Tem aroma e sabor semelhante à hortelã-de-leite mas as folhas são mais pequenas. Esta é a planta usada  na preparação tradicional chá marroquino.






Mentha x piperita f. citrata 'Lavender'
MENTA-DE-ALFAZEMA

A melhor forma de identificar esta menta é pelo aroma intenso a alfazema. Uma outra característica é apresentar nas margens das folhas uma  cor acastanhada.






Mentha x piperita f. 'citrata' 
   
            MENTA
 ÁGUA-DE-COLÓNIA


As folhas são muito luzidias com perfume citrino.






Mentha x piperita f. citrata 'chocolate'
MENTA CHOCOLATE

Não cheira propriamente a chocolate, mas lembra o recheio dos afamados '"After eight".







Mentha x piperita 'Strawberry'

MENTA-DE-MORANGO

O cheiro intenso a morango quando tocamos nas folhas, não deixa margem para erro na identificação desta planta.





Mentha suaveolens 'variegata'
MENTA-DE-ANANÁS

É um 'cultivar' da menta de maçã, que se caracteriza pelas folhas aveludadas e arredondadas. Tem aroma a fruta, mas o cheiro a ananás nem sempre é fácil de reconhecer.





Menta arvensis 'Banana'
 MENTA-DE-BANANA

A Menta arvensis, que deu origem a esta variedade, é a principal fonte do óleo de menta que encontramos nos mais variados produtos, desde a pasta de dentes à pastilha elástica.




 Mentha Polegium
     POEJOS

Os poejos e a menta aquática têm aroma muito forte e fresco, semelhante ao mentol da hortelã-pimenta, mas o óleo produzido por estas plantas apresenta características medicinais diferentes.





Menta dos cavalos - Mentha longifolia
 Esta menta tem as folhas compridas e por isso se chama "longifolia". O cheiro das folhas não é dos mais agradáveis, lembrando de certa forma o cheiro característico dos estábulos dos cavalos. Por isso, quando procuramos menta para culinária, esta planta é na maior parte das vezes esquecida.